-
Arquitetos: architectural studio ZJA
- Área: 2 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Catch Your Moment
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu da Liberdade em Groesbeek, Holanda, tem a forma de um enorme pára-quedas, um símbolo marcante da libertação no final da guerra. O museu está instalado em uma cúpula sombreada, uma inovação da Shaded Dome Technologies, uma empresa fundada pelo estúdio de arquitetura ZJA, Royal HaskoningDHV, e Polyned. Com a Shaded Dome como cobertura, o museu tem uma forma distinta e marcante, mas pela sua forma fluida e sua pele, ele também se encaixa na paisagem verde e montanhosa de Groesbeek.
Shaded Dome como um atrativo distinto. O formato da Shaded Dome em Groesbeek é a de uma cúpula alongada de tecido leve, fazendo alusão aos pára-quedas que preencheram o céu durante a Operação Market Garden. O edifício, situado no topo de uma colina achatada, é ligeiramente inclinado em direção ao vale e cortado naquela direção, para criar uma entrada óbvia. Os escritórios e o depósito estão abaixo do solo, dando ao restaurante uma vista do vale de onde as divisões aliadas se mudaram para a Alemanha.
Parte da paisagem. Vista da estrada, a cúpula ligeiramente inclinada está posicionada na parte de trás do topo da colina plana. Isto cria espaço para eventos ao ar livre e para a vegetação entre o museu e o cemitério militar canadense. A forma fluida, o uso de materiais e a pele, que evoca associações com os pára-quedas das forças libertadoras, garantem que o Museu da Liberdade se encaixe nesta paisagem ondulante com suas estradas sinuosas e vistas verdejantes.
Cúpula suportada pela pressão do ar. A Shaded Dome, inserida sobre uma base de concreto com portas e janelas, consiste em uma cúpula apoiada por pressão de ar, uma rede de cabos de aço e um teto feito de têxteis de alta tecnologia com um grande vão. A cúpula é feita de um tecido isolado interno e externo, separados por espaçadores.
Conforme o telhado é inflado, os espaçadores de autolimpeza tornam-se eretos, criando uma cavidade entre eles, na qual o fluxo de ar natural transporta rápida e automaticamente o calor do sol. Devido a sua estrutura de duas camadas, com um tecido interno e externo e uma cavidade de 50 centímetros no meio, a Shaded Dome requer muito menos energia do que as estruturas existentes em forma de tenda para criar um clima interior confortável e saudável.
Como a cúpula inflável é suportada inteiramente pela pressão do ar, o espaço interno não possui pilares e seus 2.400 metros quadrados podem ser divididos à vontade. Em seu ponto mais alto, o Museu da Liberdade tem 12 metros de altura e um vão livre de 60 metros, de modo que as salas do museu, a recepção, o café e espaços de exposição, podem ser facilmente reconfiguradas sem grandes despesas.
Museu icônico em uma paisagem verde. Com custos de construção relativamente baixos, o Museu da Liberdade tem um edifício emblemático que atende às duras exigências da atmosfera de um museu. Um atrativo distinto em uma paisagem verde.